Chainsaw Man e sua opening

  Caso você viva de baixo de uma pedra ou simplesmente não faz parte da bolha otaku, lançou nessa terça-feira o anime de Chainsaw Man. Mangá já bastante popular, mas que parece ter quebrado de vez suas fronteiras com a chegada da adaptação. Meu objetivo hoje não é falar sobre o anime propriamente dito, quero ter um pouco mais de material para falar sobre, mas de sua abertura sensacional!




  Bom, gostaria de começar pelo começo (quem diria), com o trecho inicial do nosso grupinho caminhando de maneira estilosa pela rua. A maneira como eles são representados é única da abertura e não chega a aparecer dentro do episódio, infelizmente, e remete muito mais a algo desenhado e não realista, e também possui muita simplicidade na falta de linhas. Quase refletindo um dos valores da obre original, algo mais caricato e simples, mas charmoso. Bem diferente da abordagem escolhida pelo anime. Não que eles não usem o design mais realista na abertura, mas começar dessa forma mostra muito mais pra mim como as pessoas envolvidas na produção dela estão em sintonia com o tom do original. Não que seja necessariamente um problema não seguir o material fonte, mas pra mim esse caso se torna um problema e pretendo falar melhor sobre isso em um texto próprio pro anime em si. Então por enquanto, tenham em mente que para mim seguir o original é o ideal.

No anime
Introdução da abertura


  A abertura segue com uma montagem extremamente energética e cômica, mostrando esses personagens totalmente insanos, cada um à sua maneira, interagindo com diversas obras cinematográficas diferentes. Desde as mais consagradas até as mais trash possíveis. Só não gostei de como a internet fez meio que um jogo de encontrar as referências a partir daqui, não que seja proibido fazer isso é que só me cansou muito rápido. Enfim, toda essa micro passagem me pareceu bem adequada, já que Chainsaw Man acaba bebendo um pouco de cada uma desses filme que foram evidenciados, inclusive, todos filmes recomendados pelo próprio autor em entrevistas. Essa forma irreverente que eles tratam essas obras, gera em mim uma sensação de que essa história não está aqui para respeitar ninguém e só vai tirar sarro de tudo e todos, sem necessariamente se utilizar desse humor referencial, claro. Vou tentar colocar as imagens da abertura e seus respectivos filmes (pelo menos dessa montagem inicial).


Seguindo a cronologia dessa abertura, esse momento deles no cinema foi bem especial para mim, já que existe um momento da história que se passa em uma sala de cinema e que envolve não só um dos meus momentos favoritos, mas também é com a minha personagem favorita, e ver eles todos aqui me dá um certo gosto agridoce pelo fato de ser um lugar extremamente significativo, mas que envolve personagens que não estavam lá. Isso me faz pensar se eles todos estão assistindo o mesmo filme exibido no capítulo 39. Claro, eles colocaram esse momento aqui para dar a impressão de que eles estão vendo todos aqueles filme mostrados anteriormente, mas não deixa de remeter ao momento do cinema dentro da história e também não deixa de conversar com aquela cena. Ver a reação de todos só evidencia como cada um tem um jeito de interagir com a mesma coisa, evidencia suas individualidades. Enfim, meio "ler demais" da minha parte, mas acho que tá valendo. Já que foi a primeira coisa que pensei quando vi.

 Logo depois vem só uma série de momentos engraçados com o quarteto jogando boliche e finalizando com o Denji na coleira, literalmente aquele meme do cara preso na pilastra escrito "peitos". Infelizmente não vai dar pra mostrar isso que vou comentar porque a inserção de vídeos desse site é uma merda, mas coloquei um link pra opening no início do texto e lá vocês olham entre 00:30 e 00:38. Achei legal como foi feita a transição desse momento mais espontâneo deles para essa seção mais introspectiva do Denji e a Makima. Além da música que faz essa mudança dentro dela própria, a forma como isso se combinou com o visual ficou bem interessante. A gente sai de uma cena de quatro personagens, cada um com sua reção, pra depois ter um inserção mega espalhafatosa da Power e ainda tem um zoom bem rapidinho no Denji, e aí começa a entrar um corte um pouco mais suave, só dois personagens, parados e uma demônio que ocupa bastante espaço no fundo e por fim um corte de um pente de munição balançando. O que eu quero comentar é que eles vão enxugando as cenas até chegar no momento mais calma da música, gerando uma gradação visual de um momento agitado para um calmo. Mesmo ainda seguindo a mesma linha de cortes rápidos que tivemos no momento anterior. Obviamente que a música em si é muito mais responsável por essa ponte, não estou falando de que isso é algo super evidente ou proposital do diretor Shingo Yamashita. Falando dele, pense num cara bom pra fazer abertura. Desde que conheci ele no Jujutsu Kaisen, gostei de todos os trabalhos dele em quesito visual, e aqui não é diferente.






  Comentário aleatório, deve ser engraçado pro Shingo ver todo mundo pagando pau pros trabalhos dele hoje, já que ele deve ser um dos animadores mais chacotados dessa indústria.

Sem dúvidas esse é seu trabalho mais conhecido, nesse caso ele foi animador e não diretor.

  Continuando, eu AMEI basicamente tudo daqui pra frente. Todo esse momento do Denji tendo uma ereção através da sua motosserra é de morrer de rir. Um momento bem doidão e psicodélico que senti falta nas imagens e trailers divulgados até agora. Sem contar em toda essa questão do relacionamento abusivo deles dois representada de formas bem diversas. O único que consegui entender claramente foi o caracol que ela da de comer para ele. Esse caracol está contaminado com um fungo/parasita hipnótico que faz ele se expor muito mais as presas (infelizmente não achei a fonte que vi isso), servindo de símbolo para esse controlo presente na relação. Outro detalhe legal é que quando ela se vira no sonho par ver o Denji, ela olha rápido pra cara dele, mas logo da pra ver que o peito dele chama a atenção dela (um spoiler do final da primeira parte). Queria aproveitar pra pedir a ajuda dos internautas que lerem esse texto. Não vi ninguém explicando outras coisas, como os tipos de plantas que crescem no Denji nessa hora e nem as dos tipos de formigas que ele tem no corpo, uma no sonho e outra ao acordar. Quem souber me fale. Até da pra imaginar sobre as plantas, já que a maioria são fungos, mas essas formigas me encucaram um pouco.


 




  Acho que vou acabar sendo um pouco mais breve sobre essa parte porque é só porradaria e cena foda. E a coisa que mais me chamou atenção aqui, sem sombra de dúvidas, foi o Denjn sendo lançado contra a parede, foi uma vibe tão Looney Tunes e tão Chainsaw Man ao mesmo tempo que espero ter mais disso nos outros episódios. A ação inteira dessa parte é bem explosiva, gostei muito do resultado entregue. Também teve um parte que achei bem foda do Denji saindo de uma bola preta ou coisa do tipo e que lembrou muito uma abertura de Naruto que gosto bastante. Enfim, acho que não tenho muito mais a dizer daqui pra frente do que "nossa essa parte é muito pika". Foi uma abertura impressionante e que me deu uma luz de esperança sobre o que pode ser o anime de Chainsaw man. Obrigado pra quem teve saco de ler isso. Eu mesmo não teria. Queria registrar aqui também que odiei não poder por mais vídeos no post.

   OBS: Só percebi agora que os buracos que o Denji faz são a abreviação do anime CSM (Chainsaw Man), muito foda.





   Ah, e mais uma coisinha sobre essa abertura que gostei muito, mas esqueci de falar ao longo do texto. Eu adorei essa música, Kickback com certeza vai pro meu Spotify.



Nenhum comentário:

Postar um comentário